Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Candidíase oral ou "sapinhos"


 
A boca é o habitat de mais de 500 espécies de microrganismos identificados. Geralmente são inofensivos, mas em condições alteradas podem causar especialmente infecções de baixo grau, que em situações mais graves podem causar infecções severas, inclusive, atingindo a corrente circulatória causando infecções generalizadas.

O que é?

A candidíase é uma doença fúngica oportunista causada pela proliferação de espécies de Cândida, principalmente a C. albicans. Esta infecção encontra-se, geralmente, limitada à membrana mucosa (língua, gengivas, palato –“céu da boca”, interior das bochechas e lábios) e pele (por exemplo, na região das fraldas).
Quando o sistema imunitário se encontra mais deficiente ou se não houver tratamento adequado, a infecção pode espalhar-se para a orofaringe, esófago…podendo mesmo atingir a corrente circulatória e causando infecções generalizadas.
Os “sapinhos” são muito frequentes nas crianças pequenas, podendo ocorrer em cerca de 5 a 30% dos recém-nascidos saudáveis. Em crianças mais velhas e adultos a candidíase está associada normalmente com alterações verificadas na capacidade de defesa do indivíduo doente, que podem ser devidas a várias causas, como a toma de antibióticos, de medicamentos imunossupressores, alterações endócrinas ou imunitárias, diabetes ou neoplasias, ou a imunodeficiência adquirida ou congénita.

O que pode causar?


  • O atrito, calor e humidade facilitam o desenvolvimento do fungo já existente nas mucosas ou pele.

  • O contacto com secreções originadas na boca.

  • A transmissão vertical dá-se da mãe para o recém-nascido, durante o parto, pois este fungo é também responsável, por infecções vaginais na mulher.

Sinais e sintomas


  • Lesões branca, bem delimitadas, semelhantes a leite coalhado.

  • Quando as lesões brancas são removidas deixam uma área avermelhadas.

  • Úlceras ou fissuras

  • Recusa de mamar em decorrência de dor na boca

  • Anorexia

  • Irritabilidade

  • Nos casos mais graves: ulceração e necrose

  • Em crianças mais velhas pode surgir aumento dos gânglios linfáticos e febre.
  

Tratamento

O tratamento deve ser sempre seguido e prescrito pelo médico, e a dose depende da idade da criança, bem como outros factores de saúde!!!
Geralmente o tratamento da candidíase oral pode ser realizado topicamente (localmente) com nistatina ou clotrimazol. Além dos antifúngicos locais pode ser igualmente necessária a toma de antibióticos.
Quando não há tratamento, a cura espontânea pode demorar até 2 meses, sendo que durante este tempo as lesões podem disseminar-se para a laringe, traqueia, brônquios e pulmões!
Como aplicar nistatina oral?
  • Aplicar após a alimentação e após lavar a boca com água limpa.
  • Distribuir o medicamento sobre a superfície da mucosa oral e a língua com um aplicador (vem com o medicamento).
  • O restante da dose deve ser depositado na boca a fim de ser engolido pelo bebe para o tratamento de alguma lesão gastro intestinal.  

Como prevenir?

A candidíase pode manifestar-se de forma repetida devido ao facto da criança voltar a infectar-se com o fungo que se pode encontrar no biberão, no mamilo da mãe, naschupetas ou nos brinquedos.

  • Lavar e esterilizar bem as tetinas e biberões (ferver pelo menos 20 minutos).

  • Os brinquedos que a criança leva à boca, os babetes, peças de vestuário e roupa de cama devem ser adequadamente lavados.

  • Lavar a chupeta quando esta cai ao chão!!! Devem-se ferver as chupetas pelo menos 1 vez por dia.

  • Uma forma importante de prevenir o aparecimento de candidíase é evitar a administração indevida de antibióticos de largo espectro, cuja toma cria condições para o desenvolvimento do fungo.

  • Se os mamilos da mãe estiverem infectados, esta deve ser tratada com aplicação local de creme com nistatina.

  • Lavar a boca do bebe com água limpa
Os bebes portadores da dermatite da fralda provocada por cândida podem tocar no local e ao levar a mão à boca transportar o microrganismo para dentro da boca, contaminando-a! Para prevenir este facto, deve-se supervisionar o bebe quando este está apenas de fralda ou no banho e colocar roupas sobre a fralda para dificultar o acesso do bebe à zona infectada.

Como diferenciar de outras doenças comuns?

 Por também atingir o interior da boca e se manifestar por lesões esbranquiçadas, a candidíase oral pode confundir-se com estomatite (inflamação da boca) aftosa, gengivite necrosante, ou outras estomatites de causa viral, que habitualmente se apresentam com manifestações mais graves de doença, como febre e sensação de mal-estar evidente

1 comentário:

  1. Gostaria de saber se o paciente com candida oral pode escovar os dentes e limpar a lingua normalmente, ou se a melhor orientação é somente lavar a boca com água...

    ResponderEliminar