Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


sábado, 3 de abril de 2010

Hemorragia nasal ou Epistaxis

HEMORRAGIA NASAL ou EPISTÁXIS

Definição de hemorragia nasal

A epistáxis define-se como uma hemorragia aguda ou perda de sangue pelas fossas nasais, a cavidade nasal ou a nasofaringe (região dentro do nariz onde as 2 fossas nasais convergem). Classifica-se como anterior ou posterior, dependendo do local da hemorragia.

Hemorragia anterior: localiza-se nos dois terços anteriores - i.e. na parte frontal - do nariz e é o tipo de hemorragia nasal mais comum. é visível no septo nasal - a cartilagem que separa a cavidade nasal em duas partes - próximo das fossas nasais em aproximadamente 90% dos casos de hemorragia nasal. A hemorragia é geralmente ligeira e pode resolver-se comprimindo a parte cartilaginosa do nariz, sem necessitar de atenção médica.

Hemorragia posterior: localiza-se no terço posterior do nariz e representa aproximadamente 10% das hemorragias nasais. A hemorragia é em geral abundante devido ao facto de vasos existentes nessa parte do nariz serem maiores e pode necessitar de tratamento agressivo e por vezes hospitalização
Frequência da hemorragia nasal

As hemorragias nasais são muito comuns devido à grande quantidade de vasos sanguíneos no nariz. Quase todas as pessoas já tiveram uma hemorragia nasal pelo menos várias vezes.

A epistáxis anterior é mais comum nas crianças e nos adultos jovens ao passo que a epistáxis posterior ocorre com mais frequência nos doentes idosos, porque têm vasos frágeis devido a hipertensão, aterosclerose, distúrbios da coagulação sanguínea ou debilidade dos tecidos.

A epistáxis tem dois picos de incidência: dos 2 aos 10 e dos 50 aos 80 anos de idade. Afecta da mesma maneira ambos os sexos. A hemorragia nasal ocorre mais facilmente nos climas secos ou durante os meses de Inverno quando o ar está seco e quente devido ao aquecimento, o que contribui para secar e irritar as membranas do nariz.

Por razões desconhecidas, a epistáxis ocorre mais frequentemente de manhã. A hemorragia nasal é mais comum nas pessoas a quem são administrados fármacos que impedem a coagulação sanguínea normal. Quando um vaso começa a sangrar, a hemorragia tende a recorrer porque a crosta desprende-se facilmente.
Sintomas de hemorragia nasal

A epistáxis produz uma quantidade variável de perda de sangue pela cavidade nasal. O fluxo de sangue pode ser ligeiro ou abundante e a hemorragia durar de alguns segundos a mais de 10 minutos. A hemorragia ocorre normalmente por apenas uma fossa nasal.

Se a hemorragia for suficientemente abundante, o sangue pode encher a fossa nasal e inundar a zona do interior do nariz onde as 2 fossas nasais convergem (nasofaringe), drenando para a outra fossa e causando hemorragia por ambas as fossas. A hemorragia nasal também pode ocorrer durante o sono. Nessa altura o sangue passa para a garganta ou o estômago e o doente pode cuspir ou vomitar.

Se ocorrer uma perda de sangue significativa, desenvolve-se anemia com disneia, tonturas, aumento da frequência cardíaca e palidez. Também podem ocorrer náuseas. Se o sangue for aspirado para os pulmões, pode desenvolver-se tosse. Se o doente engolir uma grande quantidade de sangue, pode ter vómitos e fezes escuras.

Diagnóstico da hemorragia nasal

Em caso de hemorragia nasal persistente, grave ou recorrente é necessário consultar um médico, que fará o diagnóstico através da anamnese e do exame físico. O diagnóstico adequado baseia-se nos sintomas e no exame cuidadoso dos tecidos nasais do doente. O médico registará especialmente a duração da hemorragia e o lado onde esta tem início. Uma hemorragia unilateral sugere epistáxis anterior e uma hemorragia bilateral epistáxis posterior.

O médico também indagará sobre hemorragias nasais anteriores, hipertensão, doenças hepáticas ou outras doenças sistémicas, facilidade de sofrer contusões ou hemorragias prolongadas após uma pequena cirurgia, bem como administração de anti-coagulantes e anti-inflamatórios não esteróides, dado serem factores que, além de predisporem para hemorragia nasal, também dificultam o tratamento.

Pode aplicar um vasoconstritor antes do exame para reduzir a hemorragia e localizar exactamente o ponto hemorrágico. Pode ainda inserir um espéculo nasal e afastar as fossas nasais para uma melhor visualização da origem da hemorragia mais profunda, assim como da drenagem de sangue na parte posterior da faringe para identificar a origem da hemorragia, utilizando ou não um endoscópio, um tubo iluminado, para observar o interior das fossas nasais. Ocasionalmente pode prescrever radiografias ou análises sanguíneas. Se se suspeitar que a hemorragia é causada por um tumor pode realizar-se uma tomografia computorizada.

Causas e factores de risco de hemorragia nasal


  1. Traumatismos nasais - a causa mais comum - incluindo compressão do nariz, assoar-se excessivamente, espirros, um murro no nariz ou na cara, bem como introdução de corpos estranhos (contas, amendoins) ou intubação nasogástrica e nasotraqueal podem provocar laceração ou abrasão da mucosa nasal e hemorragia local

  2. Irritação, como as infecções das vias respiratórias superiores, sinusite, rinite alérgica ou não alérgica, descongestionantes tópicos e inalação de cocaína podem aumentar a susceptibilidade à hemorragia

  3. O ar frio e seco do exterior e o ar interior aquecido aumentam a incidência de epistáxis durante o Inverno, bem como os climas frios nos desertos ou a elevada altitude

  4. Oxigenoterapia

  5. Inalação de substâncias químicas, incluindo o fumo do tabaco

  6. Elevado consumo regular de álcool

  7. Alguns fármacos (como os anticoagulantes ou alguns anti-inflamatórios não esteróides) na medida em que podem interferir com a coagulação sanguínea

  8. Tumor local maligno ou não maligno, pólipos, fibroma

  9. Forma anómala da estrutura que separa as duas fossas nasais (desvio do septo)

  10. Tendências para hemorragia associadas a hipertensão, insuficiência renal, hepatopatologia, certas formas de anemia, leucemia, distúrbios da coagulação sanguínea, anomalias dos vasos sanguíneos

  11. Cirurgia nasal ou facial

Complicações da hemorragia nasal

As hemorragias repetidas ao longo de um período de tempo podem causar anemia (um grupo de patologias que afectam os glóbulos vermelhos), acompanhada de palidez, debilidade e fadiga e, em casos graves, disneia, aumento da frequência cardíaca, tonturas e cefaleias. Outras complicações raras incluem sinusite, hematoma (massa de sangue coagulado) ou perfuração do septo nasal e deformidade nasal externa.

Tratamento da hemorragia nasal

As hemorragias nasais podem causar muitos problemas e até assustar, mas em geral parecem piores do que são. A maioria pode ser tratada em casa, algumas, porém, requerem atenção médica.


Medidas preventivas


  1. Evitar comprimir o nariz e assoar-se com demasiada força

  2. Espirrar com a boca aberta

  3. Evitar actividades extenuantes (i.e levantar objectos pesados)

  4. Usar gotas nasais salinas ou aerossol 2-3 vezes/dia em cada fossa nasal Estas soluções podem ser compradas prontas a utilizar, sem prescrição médica, ou preparadas em casa mediante instruções do médico

  5. Introduzir pomada nasal solúvel em água ou gel nas fossas nasais com um cotonete que se pode adquirir na farmácia, mas não inserir o cotonete mais de meio centímetro na fossa nasal

  6. Colocar um recipiente de água perto do aquecedor e/ou ligar um humidificador no quarto durante a noite

  7. Deixar de fumar, porque o tabaco seca e irrita o nariz

  8. Evitar ou reduzir a dose de fármacos que interferem com a coagulação sanguínea (anticoagulantes e alguns anti-inflamatórios não esteróides), mas só depois da aprovação do médico.

Tratamento conservador



Medidas de carácter geral para deter a hemorragia nasal em casa



  1. Manter-se calmo/a

  2. Sentar-se e inclinar-se ligeiramente para a frente, com a cabeça também inclinada para a frente. Reclinar-se ou inclinar a cabeça para trás só pode fazê-lo engolir o sangue

  3. Apertar as partes moles do nariz entre o polegar e o indicador e aplicar uma pressão firme contra o rosto para comprimir as partes apertadas do nariz contra os ossos da face. Fazer isto durante pelo menos 5 minutos e repetir as vezes necessárias até a hemorragia parar

  4. Aplicar gelo envolvido, por exemplo, numa toalha no nariz e nas faces

  5. Depois de a hemorragia parar, não se inclinar, não fazer esforços nem levantar objectos pesados e não assoar, esfregar nem introduzir nada no nariz durante vários dias.

  6. Se não conseguir fazer parar a hemorragia depois de mais de 20 minutos a aplicar pressão directa ou se a hemorragia persistir ou for rápida e se a perda de sangue for significativa (mais de uma chávena de café), se se sentir a desfalecer ou débil, ou se a hemorragia for causada por uma lesão (queda ou murro no nariz ou na cara) ou ocorrer após o início de uma nova medicação, deve consultar um médico.

Medidas terapêuticas

Tratamentos tópicos

Os fármacos anti-hemorrágicos ou hemostáticos de origem sintética aplicados nas fossas nasais com um cotonete reduzem o volume e a duração da hemorragia nasal, actuando na primeira fase da hemostase, melhorando a adesividade plaquetária e restabelecendo a resistência capilar, mas sem interferir com a coagulação sanguínea

A trombina promove a coagulação local do sangue

A cauterização consiste na aplicação de uma substância química ou energia térmica para estancar os vasos hemorrágicos

Quando com as medidas conservadoras acima indicadas não se consegue comprimir os vasos e fazer parar a hemorragia utilizam-se tampões nasais. Um material esponjoso comprimido, uma gaze petrolada ou uma sonda com globo compressivo exercem pressão na região do nariz, onde permanecem durante 2 ou 3 dias, necessitando de uma consulta médica de follow-up

Terapêutica de intervenção

Embolização angiográfica: A angiografia é realizada para determinar quais os vasos que estão a sangrar antes de inserir esferas minúsculas para os obturar

Ligadura cirúrgica: Os vasos que estão a sangrar são ligados por coagulação endoscópica


2 comentários:

  1. muito obrigado estava fazendo tudo errado com meu filho pegava ele deitava e colocava um pano molhado com agua gelada na testa dele quando sangrou a primeira vez fiquei doido sem saber o que fazer fica com deus e muio obrigado mais uma vez...............xau

    ResponderEliminar
  2. muito bom e esclarecedor.Obrigado e continua :)

    ResponderEliminar