Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Calos e Calosidades

 CALOS E CALOSIDADES
(helomas e hiperqueratoses)

 
CALOS
Do tamanho de uma ervilha, os calos formam-se como uma tentativa de protecção do nosso corpo sendo constituídos por uma camada extra de pele que se forma em locais sob constante fricção ou pressão. E no seu centro pode formar-se um pequeno ponto claro. 
A sua origem pode ser devida ao tipo de calçado ou dimensão dos dedos, pois os dedos dobram aquando pressionados contra o sapato.


Os calos podem ter uma consistência dura ou mole:
Calos duros: situam-se geralmente sobre as articulações dos dedos dos pés ou na parte lateral do dedo pequeno.
Calos moles: geralmente muito dolorosos, encontram-se habitualmente na zona interdigital (entre os dedos do pé) quando friccionados uns contra os outros. Ao 
contrário da maioria das calosidades, os calos podem causar dor porque o espessamento da pele faz pressão sobre o osso que se encontra por baixo.

Nalguns casos, os calos confundem-se com verrugas plantares, que também contêm uma espessa camada de queratina. No entanto, as verrugas são muito sensíveis quando são comprimidas dos lados, enquanto os calos são mais sensíveis à pressão directa contra o osso. 

As CALOSIDADES são espessamentos da pele planos e indolores, geralmente sem limites bem definidos e com dimensão variável.
As calosidades formam-se em articulações e em zonas que suportem peso como as plantas e zonas laterais dos pés, sendo geralmente assintomáticas, a menos que lhes seja aplicada pressão.
 
Causas:
  • - Pés incorrectamente acomodados nos sapatos;
  • - Sapatos demasiado apertados aumentam a pressão no pé;
  • - Sapatos demasiado grandes podem fazer deslizar e friccionar o pé;
  • - Deformidades digitais, tais como o dedo do pé em martelo ou em garra;
  • - Sapatos de salto alto aumentam a pressão no antepé;
  • - Fricção contra uma costura ou ponto duro dentro do sapato;
  • - Meias com o tamanho desajustado;
  • - Andar descalço;
  • - Problemas estruturais como a distribuição inadequada do peso corporal;
  • - Joanetes.


    Nunca fure ou use alicates das unhas, tesouras, lâminas ou qualquer outro instrumento para cortar ou retirar calos e calosidades, pois pode ferir a pele e causar infecções.
Os calos e as calosidades são mais fáceis de prevenir do que de tratar.

Sem comentários:

Enviar um comentário