Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


domingo, 31 de outubro de 2010

Conjuntivite



conjuntivite é a doença ocular causada pela inflamação e/ou infecção da conjuntiva, fina membrana que recobre parte dos nosso olhos. Os principais sintomas da conjuntivite são os olhos vermelhos, dor e lacrimejamento.

O que é a conjuntiva?

Vamos entrar em detalhes. A conjuntiva é uma fina membrana transparente que recobre a parte interna das pálpebras e a esclerótica, que é a parte branca dos nosso olhos. Aqueles pequenos vasos sanguíneos que conseguimos ver na parte branca dos olhos (esclera) e na parte de dentro das pálpebras, estão, na verdade, na conjuntiva. Vejam as fotos abaixo (clique para ampliar)
Conjuntiva
vasos sanguíneos da conjuntiva recobrindo a esclera
Conjuntiva
Esclera recobrindo pálpebra
Quando a conjuntiva se inflama, esses minúsculos vasos se tornam mais proeminentes, dando o característico aspecto de olhos vermelhos.
Sintomas da conjuntivite

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardor, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e de "colamento" das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo os olhos tornam-se vermelhos e a secreção pode se tornar purulenta.

Conjuntivite

Outros sintomas comuns são o comichão nos olhos, dor, inchaço nas pálpebras e intolerância a luz forte.

O que causa conjuntivite?

Existem basicamente 3 tipos de conjuntivite:

- Conjuntivite viral
- Conjuntivite bacteriana
- Conjuntivite alérgica

a.) Conjuntivite viral

É a forma mais comum de conjuntivite, normalmente causada por um vírus chamado Adenovírus. Pode vir acompanhada por outros sintomas de virose como febre, dor de garganta e outros sintomas de infecção respiratória. 

A conjuntivite viral é extremamente contagiosa, sendo transmitida através de mãos contaminadas por secreções oculares. A conjuntivite é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste.

O quadro normalmente começa em um dos olhos, transmitindo-se para o outro 24 a 48 horas depois. A conjuntivite viral é auto-limitada, curando-se sozinha após 7 a 10 dias, sem necessidade de tratamento.

b.) Conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é bem menos comum que a conjuntivite viral; é normalmente causada por uma destas cinco bactérias Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Pseudomonas aeruginosa.

Staphylococcus aureu

Streptococcus pneumoniae


Haemophilus influenzae


Moraxella catarrhalis


Pseudomonas aeruginosa

A transmissão da conjuntivite bacteriana se dá da mesma maneira que a conjuntivite viral, através do contato com secreções contaminadas. Ao contrário da forma viral, a bacteriana precisa de tratamento para melhorar.

2 comentários:

  1. oi bela explanação sobre um tema que voltou a tona.. porem permita-me fazer um acrescimo...

    a conjutivite também pode ser parasitaria prinsipalmente em paises endemicos e sub desenvolvidos são formas de conjutivite muito frequentes e entre elas temos o tripanossoma, a filaria, e o loa loa.

    dizer ainda que a conjutivite alergica geralmente so ocorre em doentes com antecedentes de alguma doença alergica como asma bronquial, rinite, sinusite, urticaria entre outras.

    e sobre a transmisão viral ela ocorre é aeria por isso e a mais contagiosa. ~

    muito com o blog, as informações são simples porem certas...

    ResponderEliminar
  2. Olá caro(a) blogueiro(a). Este texto é de autoria e propriedade do site MD.Saúde e foi reproduzido sem a devida autorização.
    Gostaria de lembrar que o plágio é proibido pelo Blogspot (Blogger) e Adsense sob o risco de cancelamento da conta em caso de denúncia, o que pode ser facilmente feito no link "denunciar abuso" no topo desta página.
    Também ressalto que a LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador e sua comercialização no País. (http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L9609.htm).
    Para manter o texto no ar sem sofrer as devidas penalidades legais do uso indevido de propriedade intelectual de outrem, solicito que seja dado crédito corretamente ao Dr. Pedro Pinheiro e seja incluído um link para postagem original que no caso é: http://www.mdsaude.com/2010/08/conjuntivite-sintomas-tratamento.html

    Aguardo retificação.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar