Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


domingo, 31 de outubro de 2010

Enjôos e vómitos na gravidez

Náuseas e vómitos no primeiro trimestre de gestação é um evento tão comum na gravidez que é praticamente considerado uma manifestação fisiológica. Neste texto vamos abordar as causas e tratamentos para os simples enjôos da gravidez e para a hiperemese gravídica.

Este texto é específico sobre enjoo na gravidez. Se está à procura de um texto sobre outros sintomas de gravidez ou sobre o diagnóstico de gravidez.


Enjoo matinal

Enjoos na gravidez
O enjoo matinal é um sintoma tão comum no início da gestação que é muitas vezes a dica para a realização do teste de gravidez. Cerca de 70% a 80% das mulheres sofrem de enjoo matinais no primeiro trimestre. Na verdade, as náuseas podem vir com ou sem vómitos, e apesar de surgirem principalmente na parte da manhã, ela pode se manifestar a qualquer momento do dia.

Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação. Algumas mulheres ainda experimenta as náuseas até a 18ª semana, época em que 90% das gestantes já não apresentam mais tais queixas. Entretanto, cerca de 10% mantêm os enjoos durante períodos mais avançados da gravidez, podendo durar até o 3º trimestre.

A gravidade dos enjoos na gravidez varia muito. Algumas mulheres quase nada sentem; outras queixam-se de náuseas leves em curtos períodos, muitas vezes sem vómitos; há também os casos onde os enjoos e os vómitos são frequentes, tornando o primeiro trimestre muito penoso; no final do espectro existe ainda os casos de hiperemese gravídica, um quadro de náuseas e vómitos tão frequentes que impedem a alimentação e levam a gestante à desidratação. Abordarei a hiperemese gravídica mais à frente neste texto.

Causas dos enjoos da gravidez

O mecanismo exacto que leva mulheres grávidas a sentir enjoos durante todo o primeiro trimestre da gestação é desconhecido. Sabe-se, porém, que as rápidas alterações hormonais do início da gravidez (estrogénio, progesterona e hCG) desempenham um papel importante no quadro. Alguns trabalhos mostraram que quanto mais alto os níveis de hCG, maior a incidência de náuseas durante a gravidez.

Os hormonas da gravidez, e neste caso, principalmente a progesterona, agem também na motilidade do trato gastrointestinal. Mulheres grávidas apresentam um "estômago preguiçoso", que demora a se esvaziar, e, além de favorecer o aparecimento das náuseas, provocam também uma sensação de saciedade precoce, impedindo a ingestão de grandes quantidades de alimento. A gestante sente-se "empanturrada" com mais facilidade.

Factores de risco para enjoos na gravidez

Apesar das causas para os enjoos não estarem completamente elucidadas, alguns factores são amplamente reconhecidos como de risco para o desenvolvimento das náuseas e vómitos:

- Mulheres que fora da gravidez já apresentam náuseas com mais facilidade como durante movimentos ou após estímulos a cheiros e sabores fortes, apresentam maior risco de enjoos fortes na gravidez.
- Mulheres ansiosas ou gestantes muito jovens também apresentam maior incidência e intensidade de enjoos.
- Gestantes com antecedentes de enxaqueca apresentam maior risco 
- Alguns estudos sugerem a hipótese de que mulheres que possuam a bactéria Helicobacter pylori apresentam maior risco de náuseas durante a gravidez. 
- Mulheres grávidas de gémeos apresentam maior incidência e maior intensidade de enjoos.

Sintomas dos enjoos na gravidez 

Na maioria das mulheres grávidas os enjoos são intermitentes. É comum haver uma alternância entre fome e enjoos ao longo do dia. O ideal é que a gestante procure fazer suas refeições sempre que os enjoos desaparecem.

Apesar de incómodo, os enjoos da gravidez raramente causam alguma problema ao feto. A maioria das gestantes conseguem se alimentar durante os períodos de alívio das náuseas, mantendo, assim, um normal consumo de nutrientes.

Associado aos enjoos é possível que a gestante apresente alterações no seu olfacto e paladar. Alimentos antes adorados, podem perder todo o seu apelo. Por outro lado, é comum surgirem desejos de comer alimentos que outrora nunca eram escolhidos. Pode acontecer, por exemplo, de mulheres que não comam carne vermelha, passem a ter desejos por hambúrgueres, ou de gestantes que eram aficionadas por chocolate, simplesmente não conseguirem mais comer um único bombom.

Quando procurar um médico 

Ao contrários dos outros tipos de náuseas e vómitos, na gravidez não há outros sintomas gastrointestinais ou sistémicos associados, como febre, diarreia e intensas cólicas. A presença destes sintomas deve ser informada ao médico.

Outro sinal de gravidade são vómitos incoercíveis, fazendo com a grávida não consiga se alimentar ou beber líquidos. Os enjoos da gravidez podem ser tão intensos que causam perda de peso e desidratação da gestante. Se você está grávida, apresenta vómitos frequentes e já perdeu pelo menos 2kg por conta destes, procure um médico, pois podemos estar diante do diagnóstico de hiperemese gravídica

Hiperemese gravídica


A hiperemese gravídica é uma apresentação anormal dos enjoos matinais. É uma forma grave das náuseas e vómitos da gravidez. A hiperemese gravídica ocorre em 0,5% a 2% das gestações e se caracteriza por vómitos frequentes, não responsivo ao tratamento, associado a desidratação, alterações hidreletrolíticas e perda de peso. Como a grávida não consegue se alimentar nem ingerir líquidos, o internamento hospitalar pode ser necessário para que se possa administrar fluidos e alguns nutrientes por via intravenosa.

Tratamento para os enjoos da gravidez

O primeiro trimestre da gravidez é o mais importante, pois é quando o feto está se formando. Nesta fase é imperativo evitar tomar qualquer tipo de remédio ou substância sem a explicita autorização do seu obstetra.

Na maioria das gestantes os enjoos matinais não necessitam de medicamentos, apenas algumas alterações na dieta e de alguns hábitos e vida:

- Evite grandes refeições. O estômago da grávida esvazia mais lentamente, por isso, pequenas porções são mais bem toleradas. Comer demais e ficar com a estômago cheio pode precipitar os enjoos.

- Os enjoos da gravidez costumam ser intermitentes ao longo do dia. Procure se alimentar sempre que estiver se sentindo bem. A fome pode desencadear as náuseas. Não deixe de se alimentar por medo de vomitar.
- Evite comer e deitar-se logo após. Portanto, evite comer perto da hora de dormir.
- Coma o que tiver vontade. É melhor comer qualquer coisa do que nada.
- Procure estar sempre bem hidratada. Se você tem vómitos, procure repor os líquidos perdidos quando o enjoo tiver desaparecido. Mais uma vez, ingira pequenos volumes de cada vez. Líquidos frios são mais bem tolerados.
- Reconheça os gatilhos dos enjoos e evite-os. Cheiros fortes, por exemplo, costumam ser mal tolerados. Outros gatilhos comuns são o calor, humidade, barulho e estar em movimento, tipo andar de carro ou avião.
- Evite a fadiga. É comum haver intolerância ao exercício no primeiro trimestre. Se você é uma pessoa activa, não tente manter a mesma carga de exercícios que você executava antes de estar grávida. Não é preciso ficar completamente sedentária, mas o ideal é não se cansar nesta fase.

- Gengibre, limão ou melancia costumam ser muito bem tolerados pelas grávidas. Evite comidas apimentadas e muito gordurosas.
- Se o seu enjoo não surge quando você acorda, mas sim, logo após o levantar da cama, mantenha um pacote de biscoito tipo crackers na cabeceira para comer um ou dois antes de se levantar. Isso "acalma" o estômago.
O mais importante é reconhecer o que te faz bem e o que te faz mal. As dicas acima funcionam para a maioria das mulheres, mas pode ser que você tenha que descobrir quais as dicas ideais para o seu caso. 

Se suas náuseas não melhoram de jeito nenhum com as medidas habituais, talvez seja necessário usar alguns medicamentos para controlá-la. A lista de drogas possíveis é vasta, porém, como algumas podem ser vendidas sem receita médica, não vou listá-las aqui para não estimular a auto-medicação, que é ainda mais grave quando feita por uma gestante no primeiro trimestre.

Mitos sobre os enjoos da gravidez

- Mulher que não enjoa tem maior risco de aborto?
Não necessariamente. Teoricamente uma gravidez com problemas não produziria os níveis adequados de hormonass e os sintomas de náuseas e vómitos seriam menos intensos. Porém, é comum ter uma gravidez normal sem ter que passar pelo sofrimento dos enjoos. Portanto, não é correcto criar expectativas quanto ao sucesso da gravidez apenas pela presença ou não de enjoos.

- Os enjoos da gravidez podem prejudicar o feto?
Não. Excepto nos casos mais graves, com necessidade de internação hospitalar, o feto nada sofre com suas náuseas e vómitos ocasionais.

- O enjoo não desaparecer após o fim do 1º trimestre significa algo de errado na gravidez?
Não. Algumas gestantes têm enjoos por toda a gravidez, apesar deste fato não ser o mais comum. Qualquer enjoo que se prolongue além da 20º semana deve ser avaliado pelo obstetra, o que, porém, não significa que haja algum problema com a gestante.

- Chupar gelo com frequência melhora os enjoos?
Sim e não. Como já dito, essas pequenas dicas podem ser a solução para algumas gestantes e uma completo fracasso para outras. A vantagem do gelo é que, em última análise, ele é água em pequenas quantidades, o que favorece a hidratação da grávida sem causar distensão do estômago.

Sem comentários:

Enviar um comentário