Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


terça-feira, 2 de março de 2010

Hib ( vacina monovalente contra a doença invasiva por Haemophilus influenzae b)


A vacina Hib protege as crianças como a meningite causada pelo germe Haemophilus influenza tipo B conhecido como germe Hib. Embora o termo "influenzae" faça parte do nome desta patologia, o germe Hib não provoca gripe. As infecções por Hib são muito mais sérias.

O Hib era a causa mais comum de meningite bacteriana nas crianças com idades compreendidas entre os 2 meses e os 5 anos. A meningite é uma infecção grave do fluido e cobertura da espinal medula. A meningite pode causar danos cerebrais, problemas de desenvolvimento e aprendizagem, cegueira e surdez.

Também pode causar infecções sérias de garganta, perto da laringe - epiglotite - com consequente comprometimento da respiração na criança; infecçõe snos pulmões (pneumonia), infecções ósseas e articulares.

As crianças que frequentam Infantários (5 anos) têm mais possibilidade de contraí-la pois esta é transmissível através da tosse e espirros.

A vacina tem uma eficácia de protecção de 95%. Não previne, no entanto, a meningite provocada por outros tipos de germes.

A criança deve ser vacinada aos 2 meses- 4 meses- 6 meses- 18 meses. Habitualmente esta é uma vacina que é conjugada com a DTPaVIP.

Se por qualquer motivo a sua criança não foi vacinada na devida idade, não se alarme, pois existem esquemas tardios de vacinação. Entre os 15 meses e os 5 anos, as crianças deveram ser vacinadas com uma só dose.

Os habituais efeitos secundários da administração desta vacina passam pela dor, rubor, calor e inchaço no local da injecção. Poderão surgir ligeira febre, erupções cutâneas ou urticária.

Se ocorrerem os seguintes sinais/sintomas dentro dos 3 dias consequentes à administração, deverá dirigir-se ao hospital:

  • febres altas (Tax=40ºc) 

  • convulsões ou ataques

  • palidez extrema e sonolência séria

  • urticária

  • incheços no rosto ou boca

  • dificuldades de respiração

  • outros
Se a sua criança tiver algum destes sinais/sintomas, no dia indicado para a vacinação, poderá ter de atrasar o seu esquema de administração:

  • febres altas ou infecçãoes mais sérias do que uma simples constipação

  • reacção alérgica grave (anafilaxia) a esta vacina

  • reacção alérgica severa a qualquer componente da vacina
Depois de vacinada certifique-se que a enfermeira registou a imunização no Boletim Nacional de Vacinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário