Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bronquiolite

O que é?

A bronquiolite é uma infecção respiratória causada por um vírus que afecta as pequenas vias aéreas (bronquíolos). O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal microrganismo envolvido nesta doença.

Factores de risco

Frequente antes dos 2 anos de idade, principalmente nos meses de Inverno e início da Primavera. As crianças que frequentam creches enfrentam um risco maior devido ao contacto com outras crianças infectadas. A transmissão faz-se por gotículas de saliva ou através das mãos, e o contágio é muito fácil. As crianças prematuras, com doenças congénitas do coração, com doença pulmonar crónica, com problemas de defesas imunitárias beneficiam de uma vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório.

Como prevenir?

Algumas medidas importantes para reduzir o risco de infecção incluem evitar o contacto da criança com pessoas constipadas, lavar adequadamente as mãos, rejeitar os lenços de papel usados, evitar aglomerados de pessoas como reuniões familiares e centros comerciais durante os meses de maior probabilidade de infecção, evitar locais com fumo e se possível evitar os infantários.


Não existe ainda uma vacina disponível para o VSR, no entanto, nos casos de maior risco, como sejam os prematuros, está indicada a administração de uma medicação profilática com anticorpos para os proteger desta infecção.

Sinais e Sintomas

Inicialmente, os sintomas são semelhantes ao de uma constipação (tosse, febre baixa e olhos vermelhos). Cerca de 2-3 dias depois aparece pieira (gatinhos) e sinais de dificuldade respiratória: taquipneia (respiração rápida), tiragem (covinhas entre as costelas) e adejo nasal (abertura das asas do nariz). Pode haver diminuição do apetite.


Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame ao doente e dos sintomas referidos por ele ou pelos seus pais. A radiografia do tórax poderá ajudar a confirmar o diagnóstico.


Tratamentos

O tratamento é sintomático e a maioria das bronquiolites pode ser tratada em casa. Nos bebés mais pequenos e nas crianças que tenham problemas de base, como sejam os prematuros, doentes com patologia pulmonar ou cardíaca ou imunodeficientes, o quadro pode ser grave, muitas vezes com necessidade de internamento hospitalar.


- Oferecer água e criar ambiente húmido (vapores na casa de banho)

- Dar alimentação mais vezes e em menor quantidade

- Lavar e aspirar as narinas com soro fisiológico

- Colocar o bebé de barriga para cima, com inclinação do leito a 30º



- Não frequentar o infantário até ao desaparecimento completo dos sintomas

- Não fumar em casa

Sinais de Alarme - Quando consultar um médico

Criança com:

- Idade inferior a 6 meses

- Recusa alimentar ou vómitos
 

- Dificuldade respiratória que não melhora

- Lábios ou unhas azulados ou escuros

- Pausas respiratórias (apneia)

- Febre que não baixa

- Irritação ou sonolência


NÃO AUTOMEDIQUE O SEU FILHO RECORRA AO SEU MÉDICO ASSISTENTE

Dra. Elisa Proença Fernandes



- Oferecer ambiente tranquilo e não sobreaquecer a criança

Sem comentários:

Enviar um comentário