Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lombalgia e Ciatalgia (Dor Ciática)

Lombalgia e Ciatalgia (Dor Ciática)

Lombalgia

Quando o médico diz que você está com Lombalgia, ele está se referindo a uma inflamação da musculatura lombar que pode ou não vir acompanhada de alguma lesão mais complicada.


Existem pacientes com hérnias discais sem nenhuma dor, assim como existem pacientes com muita dor e sem nenhum comprometimento discal (somente um exame radiológico poderá diagnosticar).

A dor está ligada basicamente aos impulsos nervosos enviados através do sistema nervoso até o cérebro. Quando a musculatura lombar está excessivamente cansada e tensa, ela vai reclamar. Principalmente por estar 24 horas por dia contraída sem nenhum intervalo de descanso por um tempo prolongado.

Agora se esta dor começa a descer em direção a parte superior do quadril e glúteo, isso é um sinal de que o seu nervo ciático está inflamando.

Ciatalgia

É a inflamação do Nervo Ciático e ela tende a ir se agravando com o tempo. Normalmente além da musculatura lombar estar tensa com provável encurtamento do flexor do quadril e musculatura posterior da coxa (ísquiotibiais), um músculo chamado PIRIFORME, localizado na região da articulação sacroilíaca, costuma se contrair, pinçando o nervo e passando a incomodar a cada passo que você dá quando anda. Nos casos mais graves, a dor vai irradiando na lateral do quadril, glúteo e perna, às vezes chega até os pés, causando formigamento ou adormecimento dos mesmos. Muitas vezes a dor corre pela parte traseira, podendo causar dor atrás do joelho e cãimbras na panturrilha, além de muita sensibilidade na sola do pé.

Alguns casos são causados pelo mal funcionamento da articulação sacroilíaca, outros apenas devido à tensão e contração muscular de diferentes grupos musculares, e nos casos mais graves devido a hérniação de disco entre a ultima vértebra lombar e primeira Sacral (L5-S1).

Quando a dor se encontra em estado agudo, normalmente o médico indica um relaxante muscular e um anti-inflamatório ou a aplicação de compressa de gelo (15 minutos) para desinflamar e compressa quente logo após para relaxar a musculatura. Normalmente neste momento nenhum movimento é aceito pelo corpo, ele vai travar e se proteger caso você tente se exercitar, podendo inflamar cada vez mais. Em alguns casos a dor passa por completo na hora ou no máximo dia seguinte; em outros é necessária outras aplicações antes de se poder começar o trabalho de mobilização e fortalecimento.

LOMBOCIATALGIA

É a combinação da Lombalgia com a Ciatalgia.

PONTOS IMPORTANTES:

•Para evitar a dor de coluna, você deve manter seu corpo flexível e coordenado; um corpo forte, inteligente e equilibrado não só evita lesões como melhora a qualidade de vida em termos de se sentir bem consigo mesmo, aumentando a disposição e a auto-estima.


 
•Sentar corretamente (sobre os ísquios com a costas apoiadas, joelhos ligeiramente à cima do nível do quadril e com o tronco ereto); diminuir o estresse dos ombros quando trabalha, dirige ou carrega peso (quem tem que fazer força são os braços e não os ombros); manter a coluna móvel e flexível (não fique mais do que 40 minutos na mesma posição, se estiver sentado, levanta e faça um pequeno alongamento).



Sem comentários:

Enviar um comentário