Boas-Vindas

Olá! Espero com este blog poder esclarecer alguma dúvida que exista/subsista e/ou complementar algum conhecimento anteriormente adquirido. Se quiser comentar, sugerir ou perguntar algo não deixe de o fazer, encontro-me sempre disponível.
Volte sempre...


sábado, 20 de março de 2010

Vómitos na criança






O que é a Gastroenterite Aguda?
A gastroenterite aguda é uma doença frequente na infância, e resulta da infecção do estômago e intestinos por diferentes microrganismos, tais como bactérias e vírus.

Qual é a causa mais frequente de gastroenterite aguda na criança?
A grande maioria das gastroenterites agudas são causadas por vírus, que surgem por surtos epidémicos, contagiando um número significativo de crianças. Como muitas outras doenças causadas por vírus, a gastroenterite viral é uma doença auto-limitada, isto é, cura ao fim de alguns dias de evolução, sem tratamento específico.

Quais são os sintomas típicos de gastroenterite aguda?
"Os sintomas iniciais da gastroenterite aguda são habitualmente os vómitos, que se mantêm durante 6 a 24 horas, aparecendo depois diarreia que pode durar vários dias.
A diarreia caracteriza-se por um número de dejecções superior a cinco por dia, ou quando as fezes são de consistência líquida.



Outros sintomas que podem estar associados à gastroenterite são: a febre, as dores de barriga e a distensão do abdómen (barriga inchada) com ruídos hidroaéreos (barulhos intestinais). A presença de outros sinais para além dos descritos podem fazer suspeitar de uma gastrenterite provocada por bactérias ou da existência de complicações."

Que complicações pode ter uma gastroenterite?
"A complicação mais grave da gastroenterite aguda é a desidratação. A desidratação pode surgir se a criança recusa a ingestão de líquidos, se os vómitos são persistentes ou a diarreia profusa, não permitindo que a quantidade de líquidos ingeridos substitua os que são perdidos.
Devemos suspeitar de desidratação se a criança está prostrada, sonolenta ou confusa, com a língua e a boca secas, olhos encovados, se urina pouco e se se queixa de sede. Se a criança apresenta estes sinais deve ser rapidamente transportada a um serviço de urgência, onde, se a desidratação se confirmar, lhe será administrado um soro por via intravenosa (administração de líquidos através de uma veia).
A desidratação pode em geral ser evitada se reforçarmos a ingestão de líquidos sempre que uma criança tem vómitos e diarreia (exº chá preto açucarado ou coca-cola sem gás)."


Que tratamento se deve fazer a uma criança com gastrenterite aguda?
"Sendo a maioria das gastroenterites agudas causadas por vírus, a sua duração é auto-limitada, não necessitando de tratamento específico. O objectivo principal do tratamento é a prevenção da desidratação, o que se faz administrando líquidos em pequena quantidade mas com frequência.
O líquido ideal para administrar durante uma gastrenterite aguda é uma solução de rehidratação oral, que se vende nas farmácias sob a forma de saquetas de granulado para dissolver na água. A vantagem dos soros de rehidratação oral sobre outra bebida é conter uma quantidade equilibrada de sais minerais e açúcar que ajudam a parar os vómitos e a alimentar a criança.
Quando não se tem acesso a este tipo de soro ou se a criança recusa ingeri-lo, podemos e devemos
recorrer a outras bebidas, como chá fraco açucarado, água de arroz ou coca cola sem gás."

Qual a dieta adequada durante uma gastrenterite aguda?
"Quando uma criança vomita não deve ser forçada a comer. O importante é oferecer-lhe líquidos, em pequenas doses, com frequência, aguardando que os vómitos parem e a criança mostre vontade de se alimentar.
Os bebés que estão a ser amamentados devem continuar a beber leite materno.


Os bebés que tomam leite artificial, podem tomar «biberons» de leite menos concentrado (metade da dose de leite para a mesma quantidade de água) ou leite sem lactose (à venda nas farmácias), aumentando progressivamente a dose de leite até à concentração normal, à medida que a criança melhora.
A criança mais velha, se tiver vontade, pode ingerir outro tipo de alimentos, como papas de arroz (preparadas com água), caldo de arroz e cenoura, arroz cozido, carne magra ou peixe cozido ou grelhado, maçã cozida ou banana, bolachas de água e sal ou tostas com geleia ou marmelada.
Os leites dietéticos, sem sacarose, indicados para a diarreia, só são necessários nas diarreias mais arrastadas."

É necessário dar medicamentos para tratar uma gastroenterite aguda?
Habitualmente não. Pode ser necessário dar um medicamento do tipo do Paracetamol (Ben-U-Ron ou Panasorbe), se a criança tem febre ou dores, mas outros medicamentos como antidiarreicos ou antibióticos não têm indicação nas gastrenterites virais.

Quando é que uma criança com vómitos e diarreia necessita ser observada pelo médico?
"Se uma criança com vómitos e diarreia tem menos de dois meses deve ser observada pelo seu médico assistente (não confundir as fezes semi-líquidas e com grumos, de cor amarelo dourado, que surgem após as mamadas durante o aleitamento materno, com diarreia, nem a regurgitação de pequenas quantidades de leite, típicas do bolsar, com vómitos).
Independentemente da idade, quando os vómitos são persistentes e/ou a diarreia profusa, não se conseguindo dar à criança líquidos em quantidade suficiente para compensar as perdas, o médico deve avaliar a necessidade de uma rehidratação por via intravenosa.


Também se há sinais que não são comuns na gastrenterite aguda viral, como a presença de sangue nos vómitos ou nas fezes, dor abdominal que aumenta de intensidade, sonolência ou confusão, febre elevada e mantida ou persistência dos vómitos e diarreia para além de três dias apesar da dieta, a criança deve ser observada, pois poderemos estar perante uma gastrenterite causada por bactérias ou outra doença que necessite de tratamento adequado.
Qualquer criança com sinais de desidratação deve ser rapidamente observada num serviço de urgência."

Autora: Dra. Ana Ferrão

Sem comentários:

Enviar um comentário