Estima-se que cerca de 30% do colesterol que circula no sangue, seja proveniente dos alimentos que ingerimos diariamente.
O nosso organismo utiliza-o para diversos fins: é essencial para a produção de determinados hormonas, vitaminas, sais bilares (sais que ajudam a digestão das gorduras) e ainda para a construção das paredes celulares.
No entanto, quando o nível de colesterol no sangue está elevado, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta.
Causas de Colesterol Elevado
- Alimentação: O colesterol no sangue aumenta com uma alimentação contendo muito colesterol ou gorduras saturadas. As gorduras da carne, leite e derivados são as principais fontes de colesterol e de gorduras saturadas na nossa alimentação. Também as gorduras vegetais, quando sujeitas a altas temperaturas ou manipulações industriais (fritos, pré-cozinhados, etc.) podem tornar-se em gorduras saturadas.
- Excesso de peso: O excesso de peso corporal leva ao aumento de colesterol no sangue.
- Idade: os valores de colesterol aumentam com a idade, possivelmente por uma certa deficiência de mecanismos de transformação de colesterol no organismo.
- Menopausa: as mulheres após a mudança da idade têm um aumento de colesterol no sangue. A causa está ligada à deficiência hormonal (em estrogéneos) própria desta fase da vida.
- Hereditariedade: Em muitas pessoas a causa de colesterol elevado é hereditária e tem a ver com a produção em excesso de colesterol pelo fígado ou dificuldade na sua utilização. Os familiares próximos (filhos, irmãos, pais) de pessoas com o colesterol alto devem fazer análises de sangue para saber se também têm o mesmo problema.
- Doenças: Diabetes, insuficiência renal ou doenças da tiróide, podem levar ao seu aumento.
O "bom" e o "mau" colesterol
Para circular no sangue, o colesterol necessita de ser transportado associado a proteínas, formando as lipoproteínas, sendo as mais importantes as de baixa (LDL) e as de alta densidade (HDL).
Quando o colesterol existe em excesso no sangue, as LDL, são responsáveis pelo seu depósito nas paredes das artérias, formando as placas de arteriosclerose. Por essa razão são conhecidas como o "mau colesterol".
As HDL transportam colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde o colesterol é metabolizado ou eliminado. Estas lipoproteínas são responsáveis pela sua remoção das placas de arteriosclerose, atrasando e/ou evitando a sua formação. Por essa razão, são conhecidas como o "bom colesterol".
O colesterol é uma substância gorda presente em todas as células do organismo, necessária, em pequenas quantidades, ao seu funcionamento. O fígado encarrega-se de produzir colesterol de acordo com as nossas necessidades e, na realidade, a sua maior parte é fabricada por este órgão.
Sem comentários:
Enviar um comentário